ENQUETES

Em atenção ao disposto no art. 14 da Minuta do Regimento do V Fórum Municipal de Cultura, os destaques realizados estão disponíveis para votação no dia 26 de junho de 2020, até 00h, por meio de enquete neste site.
Será possível realizar apenas uma única votação para cada destaque, por cada participante inscrito no V Fórum Municipal de Cultura.

A votação ocorrerá nos seguintes moldes:
I – o maior número de aprovação ou desaprovação resultará no resultado da votação de cada destaque;
II – caso não haja votação no destaque realizado, permanecerá o texto original;
III – caso haja empate na votação de determinado destaque, a Comissão decidirá a questão.
Após a votação virtual, o Regimento terá concluída sua redação final e será lido na abertura oficial do V Fórum Municipal de Cultura.

Leia os destaques abaixo e responda suas respectivas enquetes.

Artigo 8, § 3º:A reunião terá como finalidade, além da eleição dos representantes da sociedade civil junto ao Conselho Municipal de Cultura, a aprovação de propostas acerca de Políticas Públicas para Pós-Pandemia, especialmente, para os anos de 2021/2022, que deverão ser: (…)

DESTAQUE: Explicitar no texto o ano de 2020 e que as politicas públicas são para durante e pós pandemia.

Justificativa:

Ainda estamos no ano de 2020, temos metade do ano ainda para finalizar.
Se a proposta do fórum é de politicas publicas para durante e pós pandemia, as propostas deveriam também contemplar o durante.
É preciso pensar politicas que enfoquem também no ano de 2020.
É importante isso estar explicito no texto.

Você aprova o Destaque do Art. 8, § 3º?

  • Aprovo (99%, 84 Votos)
  • Não Aprovo (1%, 1 Votos)

Total de Participantes:: 85

Carregando ... Carregando ...

Art. 8, IV, §3º 

(…) §3º A reunião terá como finalidade, além da eleição dos representantes da sociedade civil junto ao Conselho Municipal de Cultura, a aprovação de propostas acerca de Políticas Públicas para Pós-Pandemia, especialmente, para os anos de 2021/2022, que deverão ser: (…)

DESTAQUE: É preciso saber como será a organização da eleição.O voto será por ordem alfabética?Minha sugestão é que cada Eleitor se apresente por 2 min (ordem alfabética), depois cada candidato se apresente por 5 minutos (ordem alfabética). Depois os candidatos votam (ordem alfabética) e após cada eleitor vota (Também em ordem alfabética). Obs:. Tão importante quantos os candidatos se apresentarem será a apresentação dos eleitores, para criar um laço entre a câmara e a sociedade civil, que atuaram juntos por dois anos.

Justificativa: A ordem de votação não pode ser decidida na hora, isso tem que ser previamente combinado, uma vez que pode ser fator crucial no resultado. Evitando dessa forma manipulações e reclamações.

Você aprova o Destaque do Art. 8, IV, §3º

  • Não Aprovo (54%, 44 Votos)
  • Aprovo (46%, 37 Votos)

Total de Participantes:: 81

Carregando ... Carregando ...

Art. 11. A programação do 2º dia incluirá:

I- reuniões a serem realizadas por segmento cultural visando ao debate do Plano
Municipal de Cultura na área de atuação cultural;
II- plenária, com a participação de todos os segmentos culturais, visando à
apresentação das avaliações do Plano Municipal de Cultura.

§ 1º A reuniões do inciso I ocorrerão, no formato virtual, no período matutino, no tempo
máximo de 1h 30m cada, e contará com um mediador, sendo possível a realização de reuniões de forma simultânea.

§ 2º A reunião do inciso II ocorrerá, no formato virtual, no período vespertino, no tempo
máximo de 2h.

§ 3º O tempo de fala para cada participação nas referidas reuniões será limitado a 5 (cinco) minutos.

DESTAQUE 1: ART. 11, §1º – Inclusão da escolha de 2 relatores, ao início da reunião, para organizar e redigir as propostas resultantes da reunião, ficando o parágrafo com a seguinte redação:“§ 1º A reuniões do inciso I ocorrerão, no formato virtual, no período matutino, no tempo máximo de 1h 30m cada, e contará com um mediador e dois relatores a serem escolhidos entre os participantes no início da reunião, sendo possível a realização de reuniões de forma simultânea.”

Justificativa: Considerando que a reunião terá o debate de propostas, é importante que se tenha pessoas responsáveis pela organização dessas propostas para serem apresentadas na reunião do turno da tarde (plenária geral). Se não, quem vai redigir e organizar as propostas?

Você aprova o Destaque 1: Art. 11, §1º?

  • Aprovo (99%, 72 Votos)
  • Não Aprovo (1%, 1 Votos)

Total de Participantes:: 73

Carregando ... Carregando ...

DESTAQUE 2: ART. 11 – Inclusão de um novo parágrafo dizendo que “Se as câmaras setoriais estiverem ativas, estas poderão promover previamente o debate e elaboração de propostas e indicar um representante que apresentará tais propostas no início da reunião do Inciso I.

Justificativa: É importante prever um momento para a apresentação de propostas previamente debatidas nas reuniões de câmara setorial.

Você aprova o Destaque 2: Art. 11º?

  • Aprovo (94%, 67 Votos)
  • Não Aprovo (6%, 4 Votos)

Total de Participantes:: 71

Carregando ... Carregando ...

DESTAQUE 3: ART. 11, § 3º – Diminuição do tempo de fala de cada participação de 5 para 3 minutos, indicando também que as participações seguirão a ordem de solicitação de fala feita pelos participantes e controladas pelo mediador.

Justificativa:  Três minutos normalmente é suficiente para defesa de propostas nesse tipo de reunião, e possibilita um debate mais suscinto e com mais diálogo.

Você aprova o Destaque 3: Art. 11, § 3º?

  • Aprovo (86%, 61 Votos)
  • Não Aprovo (14%, 10 Votos)

Total de Participantes:: 71

Carregando ... Carregando ...

DESTAQUE 4: ART. 11, II – Plenária, com a participação de todos os segmentos culturais, visando à apresentação das avaliações do Plano Municipal de Cultura pelos relatores das reuniões do Inciso I.

Justificativa: É importante que se tenha pessoas responsáveis pela apresentação dos resultados das reuniões dos segmentos.

Você aprova o Destaque 4: Art. 11, II?

  • Aprovo (99%, 69 Votos)
  • Não Aprovo (1%, 1 Votos)

Total de Participantes:: 70

Carregando ... Carregando ...

DESTAQUE 5:  ART 11 – Inclusão de um novo parágrafo, com o seguinte texto: § 4º “A votação das deliberações, propostas e atualizações relacionadas ao debate e avaliação do Plano Municipal de Cultura será feita exclusivamente pelos participantes da sociedade civil inscritos no V Fórum Municipal de Cultura.”

Justificativa: A Lei Municipal nº 2.982, que institui o Plano Municipal de Cultura, indica que a avaliação do Plano deve ser feita pela sociedade civil. O parágrafo deve ser inserido no Regimento Interno do Fórum para que a Lei Municipal seja respeitada e cumprida.

Você aprova o Destaque 5:  Art. 11?

  • Aprovo (99%, 71 Votos)
  • Não Aprovo (1%, 1 Votos)

Total de Participantes:: 72

Carregando ... Carregando ...

DESTAQUE 6:  ART. 11 – Incluir no texto que além do debate e avaliação, poderão ser propostas atualizações no Plano Municipal de Cultura.

Justificativa: Vivemos tempos diferentes e novas necessidades para a cultura.
Portanto, é de extrema importância que essa avaliação e debate sejam focados, também, em propôr alterações pertinentes para o momento. E é muito importante explicitar essa ação no texto do regimento para ficar clara essa necessidade.

Você aprova o Destaque 6: Art. 11?

  • Aprovo (95%, 69 Votos)
  • Não Aprovo (5%, 4 Votos)

Total de Participantes:: 73

Carregando ... Carregando ...

DESTAQUE 7: ART. 11: Sugere-se a inclusão de que nesta segunda reunião a ser realizada no dia 4 de julho, seja igualmente oportunizado a todos os participantes o que dispõe o art. 6, acerca da primeira reunião. Isto é: Art. 6º. Será facultado a qualquer inscrito se manifestar, previamente e/ou durante atransmissão da LIVE, mediante perguntas, observações, proposições e propostas pertinentes ao tema, por escrito, no ato da sua inscrição ou por meio do chat disponível no site https://vforummunicipaldecultura.cabofrio.rj.gov.br. Redação proposta para um novo parágrafo: “Será facultado a qualquer participante se manifestar, previamente e/ou durante a transmissão , mediante perguntas, observações, proposições e propostas pertinentes ao tema”

Você aprova o Destaque 7: Art. 11º?

  • Aprovo (93%, 66 Votos)
  • Não Aprovo (7%, 5 Votos)

Total de Participantes:: 71

Carregando ... Carregando ...

Art. 12 § 2º – Os convites das reuniões serão enviados por meio do WhatsApp.

DESTAQUE: Incluir um meio alternativo para envio do link, como por exemplo, o e-mail.

Justificativa: Muitas pessoas não utilizam ou têm problemas eventuais com o Whatsapp. Ter um método alternativo maximiza as chances do individuo ser alcançado pela informação.

Você aprova o Destaque do Art. 12 § 2º?

  • Aprovo (97%, 72 Votos)
  • Não Aprovo (3%, 2 Votos)

Total de Participantes:: 74

Carregando ... Carregando ...

Art. 6º – Será facultado a qualquer inscrito se manifestar, previamente e/ou durante a
transmissão da LIVE, mediante perguntas, observações, proposições e propostas pertinentes
ao tema, por escrito, no ato da sua inscrição ou por meio do chat disponível no site
https://vforummunicipaldecultura.cabofrio.rj.gov.br

DESTAQUE: Correção da redação: “(…) Durante a transmissão LIVE, a manifestação dos inscritos deveria ser feito pelo chat da própria plataforma em uso.”

Justificativa: Muitas pessoas tem dificuldades com a tecnologia e/ou não tem acesso a dois dispositivos simultaneamente, sendo complicado utilizar duas plataformas.
O texto sugere que somente o chat do site será utilizado. É importante deixar claro que durante a transmissão, o chat da plataforma em uso poderá ser utilizado para esse fim.

Você aprova o Destaque do Art. 6º?

  • Aprovo (97%, 68 Votos)
  • Não Aprovo (3%, 2 Votos)

Total de Participantes:: 70

Carregando ... Carregando ...

Secretaria Municipal de Cultura
Av. Assunção, 855 – Centro, Cabo Frio – RJ, 28906-200 

secretariadeculturadecabofrio@gmail.com